Sobre a Banda Sinfônica

Banda com predomínio de instrumentos de sopro e percussão, voltada para a difusão da música de concerto para esse tipo de formação. Criada em 1989 pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, a Banda Sinfônica dedica parte fundamental de seus esforços em divulgar composições brasileiras.

 

Em 2017, a Banda busca novas formas de patrocínio e uma de suas primeiras ações é integrar o Circuito CPFL de Arte e Cultura, dentro do “Viajando com a Banda”, cumprindo uma série de apresentações no interior do Estado de São Paulo.

 

Ao longo de sua trajetória, a Banda fez participações importantes em festivais internacionais, como a 8º Conferência WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria, em 1997, além de ter gravado dois CDs: “Suíte Tropical” (2003) e Fantasia Amazônica (2004). Em comum, os discos têm o repertório formado por compositores brasileiros.

 

 

Outros marco importante da Banda é o projeto “Sinfonia de uma exposição – A Pinacoteca vai ao Cinema”, um filme-concerto recriando a emoção de uma visita à Pinacoteca do Estado. Em 2009, a Banda celebrou 20 anos de criação com a montagem de “Carmina Burana” na Sala São Paulo.

 

Além de manter o alto nível técnico do conjunto, o grupo investe em atividades educacionais, como concertos didáticos e voltados à formação de novas plateias.